Missão Desvendada: A Caça aos Tesouros Algébricos

Desenvolvida por: Eliana… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Matemática
Temática: Álgebra

Esta atividade envolve a divisão da turma do 8º ano em pequenos grupos, os quais receberão o desafio de 'desvendar mistérios' utilizando o cálculo de valores numéricos de expressões algébricas. Será proposto a cada grupo uma série de enigmas matemáticos que, ao serem resolvidos, indicarão pistas escondidas tanto na sala de aula quanto em outras áreas da escola. Cada pista encontrada levará à próxima, até que o enigma final seja desvendado, permitindo que o grupo encontre o 'tesouro'. A atividade tem como objetivo não somente a prática de habilidades matemáticas específicas, como a manipulação de expressões algébricas e a resolução de sistemas de equações, mas também visa desenvolver o raciocínio lógico, a capacidade de solução de problemas e o trabalho em equipe. A metodologia ativa incluirá 'Atividade Mão-na-massa', 'Roda de Debate', 'Sala de Aula Invertida' e 'Aprendizagem Baseada em Jogos', promovendo um ambiente dinâmico e interativo para a aprendizagem.

Objetivos de Aprendizagem

A atividade 'Missão Desvendada: A Caça aos Tesouros Algébricos' visa promover o desenvolvimento e a aplicação prática do conhecimento algébrico, estimulando os alunos a utilizarem o raciocínio lógico-matemático e as propriedades das operações para resolver problemas reais e abstratos. Almeja-se, com essa prática, não apenas a fixação dos conceitos matemáticos relacionados à álgebra no 8º ano, mas também o fomento de habilidades essenciais como trabalho em equipe, liderança, resolução de problemas complexos, criatividade e pensamento crítico. Pretende-se que, ao final da atividade, os estudantes possam compreender e aplicar as propriedades das operações algébricas em situações-problemas, resolver sistemas de equações de 1º grau com duas incógnitas e utilizar o raciocínio algébrico em contextos diversos.

  • Compreender e aplicar propriedades das operações algébricas
  • Resolver sistemas de equações de 1º grau com duas incógnitas
  • Desenvolver o raciocínio lógico-matemático
  • Estimular a capacidade de solução de problemas em equipe
  • Manipular expressões algébricas para encontrar valores numéricos

Habilidades Específicas BNCC

  • EF08MA06: Resolver e elaborar problemas que envolvam cálculo do valor numérico de expressões algébricas, utilizando as propriedades das operações.
  • EF08MA08: Resolver e elaborar problemas relacionados ao seu contexto próximo, que possam ser representados por sistemas de equações de 1º grau com duas incógnitas e interpretá-los, utilizando, inclusive, o plano cartesiano como recurso.

Conteúdo Programático

A atividade está alinhada ao currículo de Matemática do 8º ano, concentrando-se no estudo de álgebra, especificamente no cálculo de valores numéricos de expressões algébricas e na resolução de sistemas de equações de 1º grau com duas incógnitas. Além de fomentar o desenvolvimento de habilidades matemáticas, a atividade proporciona a aplicação de conceitos algébricos em situações-problemas, facilitando o entendimento da matéria de forma integrada e significativa.

  • Propriedades das operações algébricas
  • Cálculo de valores numéricos de expressões algébricas
  • Sistemas de equações de 1º grau com duas incógnitas
  • Aplicação de conceitos algébricos em situações-problemas
  • Desenvolvimento do raciocínio lógico e solução de problemas

Metodologia

A Metodologia empregada na 'Missão Desvendada: A Caça aos Tesouros Algébricos' é centrada em práticas ativas de aprendizagem, incluindo 'Atividade Mão-na-massa', para engajar os alunos na resolução de problemas concretos; 'Roda de Debate', para discussões e troca de ideias; 'Sala de Aula Invertida', com pré-atividades que preparam os alunos para a caçada ao tesouro; e 'Aprendizagem Baseada em Jogos', utilizando dinâmicas e desafios para estimular o aprendizado. Essa combinação de metodologias visa não apenas o desenvolvimento das competências e habilidades matemáticas, mas também a promoção da interação e do trabalho em equipe.

  • Atividade Mão-na-massa
  • Roda de Debate
  • Sala de Aula Invertida
  • Aprendizagem Baseada em Jogos

Aulas e Sequências Didáticas

A carga horária total da atividade será de 2 horas, dividida em duas aulas de 60 minutos cada. Na primeira aula, será realizada a introdução dos conceitos e a divisão dos grupos, além do início da caça aos enigmas. Na segunda aula, os alunos continuarão a resolver os desafios até descobrir o tesouro escondido.

  • Aula 1: Introdução, explicação das regras e início da atividade
  • Aula 2: Continuação da resolução dos enigmas e descoberta do tesouro

Avaliação

A avaliação da atividade 'Missão Desvendada' levará em conta diversos aspectos, tais como a correta resolução dos problemas matemáticos, a aplicação adequada das propriedades das operações algébricas, a participação e colaboração dentro do grupo, além da habilidade de raciocínio lógico demonstrada durante a resolução dos enigmas. Será utilizada uma rubrica de avaliação, considerando itens como precisão matemática, colaboração, engajamento na atividade e criatividade na solução dos problemas. Cada grupo receberá feedback construtivo para reforçar os aprendizados e identificar pontos de melhoria.

Materiais e ferramentas:

Para a realização da 'Missão Desvendada: A Caça aos Tesouros Algébricos', serão necessários diversos materiais e recursos, tais como folhas de atividades com os enigmas, marcadores para os locais das pistas na escola, itens para compor o 'tesouro', quadro branco e marcadores para a resolução de enigmas, além de acesso a calculadoras e dispositivos móveis ou computadores, se possível, para auxiliar na pesquisa e na resolução das questões propostas.

  • Folhas de atividades com os enigmas
  • Para ter acesso às folhas de atividades com os enigmas, o professor pode criar ou encontrar enigmas matemáticos em livros didáticos, sites especializados em educação matemática, como o 'Matemática Divertida', 'Educação Matemática' e 'Só Matemática', ou em plataformas de compartilhamento de recursos para professores, como o Pinterest e o Teachers Pay Teachers.

  • Marcadores para locais das pistas
  • Tesouro (objetos simbólicos ou brindes)
  • Para encontrar o tesouro, você pode adquirir objetos simbólicos ou brindes em lojas de artigos para festas, papelarias, lojas de presentes ou até mesmo encomendar pela internet em sites especializados em brindes personalizados. É importante garantir que os objetos escolhidos como tesouro sejam atrativos para os alunos e correspondam à faixa etária do 8º ano do Ensino Fundamental, de modo a estimular o interesse e a motivação dos estudantes na atividade.

  • Quadro branco e marcadores
  • Calculadoras e dispositivos móveis/computadores

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo