Maratona de Problemas

Desenvolvida por: Leonar… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Matemática
Temática: Álgebra

A Maratona de Problemas é uma atividade pedagógica prática destinada aos alunos do 9º ano do Ensino Fundamental, focada no desenvolvimento das habilidades em álgebra. Esta atividade propõe uma série de desafios matemáticos de dificuldade progressiva, englobando questões sobre funções, equações e inequações de 1º e 2º graus. A dinâmica da maratona é projetada para fomentar uma competição saudável entre os participantes, seja individualmente ou em grupos, onde cada problema resolvido contribui pontos para o marcador do aluno ou equipe. Este formato incentiva o engajamento profundo com a matéria, além de promover a explicação do raciocínio lógico e dos passos seguidos para chegar às soluções, enriquecendo o processo de aprendizagem. Para potencializar as habilidades de pesquisa e solução de problemas, é estimulado o uso de recursos digitais durante a atividade. A Maratona de Problemas não somente abraça a aplicação de tecnologias educacionais como suporte ao aprendizado, mas também prepara os estudantes para uma abordagem mais ativa e autônoma diante de desafios matemáticos.

Objetivos de Aprendizagem

Esta atividade visa promover competências fundamentais em matemática aos alunos do 9º ano, como a capacidade de aplicar conceitos álgebraicos na resolução de problemas complexos, a habilidade de desenvolver raciocínio lógico e crítico, e a proficiência no uso de tecnologias para pesquisa e aprendizado. Espera-se que os estudantes aprimorem suas competências em trabalhar tanto individualmente quanto em grupo, fortalecendo habilidades de comunicação ao apresentar e explicar processos matemáticos. Através desta maratona, os alunos terão a oportunidade de entender a aplicabilidade dos conceitos álgebraicos no mundo real e na solução de problemas práticos, preparando-os para o sucesso em etapas futuras de sua jornada educacional.

  • Desenvolver habilidades de resolução de problemas em álgebra.
  • Incentivar o uso de raciocínio lógico e crítico.
  • Fomentar a competência no uso de tecnologias digitais como ferramentas de aprendizado.
  • Aprimorar habilidades de comunicação e trabalho em equipe.
  • Entender a relevância e aplicabilidade da álgebra no contexto cotidiano e acadêmico.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF09MA02: Resolver e elaborar problemas que envolvem equações do 1º grau.
  • EF09MA03: Resolver e elaborar problemas que envolvem equações do 2º grau.
  • EF09MA04: Utilizar as relações entre ângulos e lados de triângulos e outros polígonos, decorrentes da noção de congruência, para resolver e elaborar problemas.
  • EF09MA05: Resolver e elaborar problemas que envolvem inequações do 1º e 2º graus.

Conteúdo Programático

A Maratona de Problemas abrange um espectro de conteúdo programático vital para o desenvolvimento das habilidades matemáticas dos alunos do 9º ano. Ao concentrar-se em funções, equações e inequações de 1º e 2º graus, a atividade promove uma compreensão integral dos conceitos álgebraicos, preparando os estudantes para aplicações mais avançadas na matemática. A abordagem progressiva na dificuldade dos problemas assegura uma curva de aprendizado adaptável a diferentes níveis de conhecimento prévio, incentivando a perseverança e a resiliência diante de desafios matemáticos.

  • Funções: definição e aplicabilidade.
  • Equações do 1º grau: conceitos fundamentais e resolução.
  • Equações do 2º grau: formulação, resolução e aplicações.
  • Inequações do 1º e 2º graus: métodos de resolução e interpretação de resultados.

Metodologia

A metodologia da Maratona de Problemas baseia-se nos princípios da aprendizagem ativa, encorajando os alunos a assumir um papel central no próprio processo de aprendizado. Os participantes enfrentam desafios matemáticos, solucionando problemas de forma independente ou em colaboração, e utilizando recursos tecnológicos para pesquisa e aplicação de conceitos. A discussão em grupos e a apresentação de soluções promovem não apenas a absorção do conhecimento, mas também o desenvolvimento de habilidades inter e intra-pessoais.

  • Desafios matemáticos com pontos acumulativos.
  • Uso de recursos digitais para pesquisa e solução de problemas.
  • Discussão em grupo para troca de estratégias.
  • Apresentação e explicação das soluções aos problemas.

Aulas e Sequências Didáticas

A Maratona de Problemas será realizada ao longo de 6 aulas de 50 minutos, divididas em duas semanas, para proporcionar aos alunos tempo suficiente para explorar, resolver e discutir os problemas propostos. A divisão temporária permite a inclusão de momentos de reflexão, pesquisas adicionais e consolidação do conhecimento adquirido.

  • Aula 1: Introdução à maratona e primeiros desafios.
  • Aula 2: Resolução de problemas em grupos e individuais.
  • Aula 3: Pesquisa digital e resolução de novos problemas.
  • Aula 4: Discussões em grupo e estratégias de solução.
  • Aula 5: Desafios finais e preparação para apresentações.
  • Aula 6: Apresentação das soluções e a cerebração dos vencedores.

Avaliação

A avaliação na Maratona de Problemas será realizada através do acompanhamento contínuo do desempenho dos alunos na resolução dos problemas e na qualidade das explicações fornecidas. A pontuação será acumulativa, com problemas de dificuldade ascendente valendo mais pontos. Será também considerada a habilidade de usar adequadamente os recursos digitais e a eficácia na comunicação durante as apresentações. Esta abordagem assegura que, além da capacidade de resolver problemas matemáticos, os alunos sejam avaliados pelo seu processo de aprendizagem, colaboração e uso de tecnologia.

Materiais e ferramentas:

Para a realização da Maratona de Problemas, os recursos incluirão questões impressas e digitais, acesso à internet para pesquisa, softwares ou aplicativos educacionais de matemática, e ferramentas colaborativas online para discussão em grupos. Essa variedade de materiais suporta o desenvolvimento de uma ampla gama de habilidades, desde a resolução de problemas até a colaboração e o uso eficiente das tecnologias educacionais.

  • Problemas matemáticos impressos e digitais.
  • Acesso à internet para pesquisa.
  • Softwares e aplicativos educacionais para resolução de equações.
  • Ferramentas colaborativas online.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo