Nesta atividade, os alunos do 1º ano do Ensino Médio serão desafiados a conceber um plano financeiro para um evento fictício, como um passeio escolar ou um festival. Começarão por definir o tipo de evento, os elementos nou a se incluir (transporte, alimentação, ingressos, entre outros) e o público-alvo estimado. Em seguida, realizarão uma pesquisa de mercado para coletar os preços atuais de cada item ou serviço necessário. Com base nessa informação, os estudantes irão então criar funções de 1º grau que representem os custos totais em função da quantidade de itens ou serviços. O objetivo principal dessa atividade prática é permitir que os alunos vejam a aplicação direta de conceitos matemáticos em situações do cotidiano, particularmente na gestão financeira e no desenvolvimento de um raciocínio lógico para tomar decisões financeiras. Além disso, pretende-se fomentar habilidades como o trabalho em equipe, a pesquisa e a comunicação eficaz.
O propósito desta atividade é proporcionar aos alunos uma compreensão prática e aplicada das funções de 1º grau, sobretudo em cenários de planejamento financeiro. Busca-se consolidar o entendimento sobre como modelar problemas reais utilizando funções matemáticas, além de aprimorar a capacidade de análise crítica dos alunos para desenvolver estratégias eficazes de gestão de custos. Será uma oportunidade para os estudantes aplicarem seus conhecimentos matemáticos na resolução de problemas concretos, promovendo a integração entre teoria e prática. A atividade também visa incentivar habilidades essenciais como pesquisa, trabalho colaborativo e comunicação, fundamentais não só no contexto acadêmico, mas em diversas situações da vida.
Nessa atividade pedagógica, os conteúdos programáticos abordarão a concepção, desenvolvimento e análise de funções de 1º grau. Será dada ênfase na aplicação dessas funções em contextos financeiros, visando proporcionar aos alunos uma compreensão concreta de como a matemática pode ser uma ferramenta útil no planejamento e na gestão financeira. Além disso, conceitos de pesquisa de mercado e elaboração de planos financeiros serão integrais à atividade, oferecendo uma visão prática de como elementos matemáticos servem de suporte para decisões econômicas.
Adotaremos a metodologia ativa 'Mão-na-massa', que visa engajar os alunos de maneira prática na aprendizagem, através de um projeto que simula a organização de um evento. Esta abordagem permite que os alunos se envolvam ativamente na coleta de dados, na concepção de estratégias financeiras e na aplicação de conceitos matemáticos. Trabalhando em grupos, eles terão a oportunidade de discutir, negociar decisões e resolver problemas em conjunto, colocando em prática as funções de 1º grau para alcançar os objetivos propostos.
A atividade será desenvolvida em um total de 3 aulas de 80 minutos cada, distribuídas ao longo de três semanas. Iniciaremos com uma introdução ao projeto e divisão de grupos, seguida pela pesquisa de mercado e modelagem matemática na segunda aula. A fase final envolverá a síntese dos dados coletados, elaboração do plano financeiro e apresentação dos projetos.
A avaliação será multidimensional, considerando tanto o processo quanto o produto final. Avaliaremos a profundidade da pesquisa de mercado realizada, a correta aplicação matemática das funções de 1º grau ao planejamento financeiro do evento, a criatividade e viabilidade do plano financeiro proposto e a qualidade da apresentação final. Cada aspecto será pontuado, e feedback construtivo será fornecido para promover a reflexão e o crescimento contínuo dos alunos. A colaboração entre os membros do grupo e a capacidade de resolver conflitos também serão aspectos considerados na avaliação.
Para apoiar o desenvolvimento dessa atividade, será necessário acesso à Internet para a pesquisa de mercado, calculadoras ou softwares de planilhas eletrônicas para a modelagem dos custos e elaboração dos planos financeiros. Materiais de apoio como quadro branco, marcadores e papel flip-chart serão usados para facilitar as discussões em grupo e a organização das ideias. Além disso, recomendamos a utilização de ferramentas de apresentação visual, como o PowerPoint, para a finalização e exposição do projeto.
Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial
Crie agora seu próprio plano de aula