Estatísticas de Classe: O Reality Show

Desenvolvida por: Mayara… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Matemática
Temática: Estatística e Probabilidade

Nesta atividade, os alunos do 1º ano do Ensino Médio serão desafiados a transformar a sala de aula em um palco de reality show, onde deverão criar e conduzir pesquisas de opinião sobre variados temas, envolvendo toda a escola. O objetivo é engajar os alunos na identificação de preferências sobre alimentação, música, esportes, entre outros, seguindo uma metodologia de aprendizagem baseada em jogos. Ao longo do projeto, os estudantes terão a oportunidade de planejar suas pesquisas, coletar e analisar dados, criando um episódio de televisão para apresentar suas estatísticas de forma criativa. Eles utilizarão gráficos e análises para sustentar suas conclusões, o que promoverá o desenvolvimento do pensamento crítico e da habilidade de comunicação, além de proporcionar uma compreensão profunda dos conceitos estatísticos básicos. Essa abordagem prática, aliada ao contexto lúdico e dinâmico, torna a aprendizagem significativa e engajadora, estimulando a participação ativa dos alunos em todo o processo educativo.

Objetivos de Aprendizagem

O principal objetivo desta atividade é engajar os alunos na compreensão e aplicação de conceitos estatísticos básicos, além de desenvolver habilidades essenciais como o pensamento crítico e a comunicação efetiva. Ao planejar e executar pesquisas de opinião, os estudantes serão desafiados a formular hipóteses, coletar e analisar dados de forma sistemática, e apresentar suas conclusões através de formas criativas de comunicação. Este processo não apenas reforça o aprendizado de matemática de forma aplicada e contextualizada, mas também promove o desenvolvimento de competências transversais, como trabalho em equipe, planejamento estratégico e uso de tecnologias digitais. Espera-se que ao final da atividade, os alunos sejam capazes de interpretar e representar dados estatísticos de forma autônoma, aplicando o conhecimento adquirido em situações reais e projetos futuros.

  • Compreender e aplicar conceitos básicos de estatística e probabilidade.
  • Desenvolver habilidades de pesquisa, coleta e análise de dados.
  • Aprimorar a capacidade de comunicação e apresentação de informações.
  • Estimular o pensamento crítico e o raciocínio lógico.
  • Promover a colaboração e o trabalho em equipe.

Habilidades Específicas BNCC

  • EM13MAT101 - Utilizar os conceitos iniciais de análise de dados para interpretar, avaliar criticamente e produzir informação, em diferentes contextos, utilizando gráficos, tabelas, medidas de tendência central (média, moda, mediana) e de dispersão.
  • EM13MAT102 - Planejar e executar pesquisa amostral, compreender e avaliar críticas aos resultados apresentados pelo censo ou por pesquisas amostrais, realizadas por diferentes órgãos em áreas como saúde, educação, economia, entre outras, reconhecendo os impactos das escolhas metodológicas.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático desta atividade engloba conceitos fundamentais de estatística e análise de dados, como coleta de dados, medidas de tendência central, dispersão e representação gráfica de informações. Além disso, inclui um componente prático significativo, onde os alunos aplicarão esses conceitos na elaboração e execução de pesquisas de opinião, análise crítica dos dados coletados e comunicação dos resultados. Este arcabouço teórico-prático prepara os estudantes para lidar com dados estatísticos em diferentes contextos, desenvolvendo habilidades analíticas e de interpretação que são essenciais na sociedade contemporânea.

  • Conceitos básicos de estatística e probabilidade
  • Elaboração e planejamento de pesquisas de opinião
  • Coleta, organização e análise de dados
  • Representação de dados através de gráficos
  • Apresentação e interpretação de resultados estatísticos

Metodologia

Esta atividade será conduzida através de uma abordagem dinâmica e interativa, alinhada com metodologias ativas de aprendizagem, como Atividade Mão-na-massa, Aprendizagem Baseada em Projetos e Aprendizagem Baseada em Jogos. Os alunos serão incentivados a assumir um papel ativo no processo de aprendizagem, desde o planejamento da pesquisa até a apresentação dos resultados, criando um ambiente de sala de aula que favorece a experimentação, a colaboração e a reflexão crítica. A inclusão de tecnologias digitais como ferramentas de coleta e análise de dados, bem como a produção de um episódio de reality show como forma de apresentação dos resultados, tornará a aprendizagem mais relevante e engajadora para os alunos.

  • Atividade Mão-na-massa
  • Aprendizagem Baseada em Projetos
  • Aprendizagem Baseada em Jogos

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será realizada ao longo de 20 aulas de 60 minutos cada, divididas em fases de planejamento, execução e apresentação. Iniciará com uma introdução aos conceitos de estatística, seguida pelo planejamento da pesquisa de opinião. As etapas de coleta e análise de dados ocorrerão em seguida, culminando na preparação e apresentação do episódio de televisão.

  • Aula 1-2: Introdução aos conceitos de estatística
  • Aula 3-5: Planejamento da pesquisa de opinião
  • Aula 6-10: Coleta de dados
  • Aula 11-15: Análise dos dados e preparação dos gráficos
  • Aula 16-19: Produção do episódio de televisão
  • Aula 20: Apresentação dos episódios e discussão

Avaliação

A avaliação desta atividade será baseada em critérios de participação, empenho colaborativo, qualidade da pesquisa elaborada (abrangência das perguntas, metodologia de coleta de dados), precisão na análise de dados e criatividade na apresentação dos resultados. Será dada uma atenção especial à capacidade dos alunos de interpretar e comunicar as informações estatísticas de maneira clara e atraente. Além da avaliação formativa contínua, haverá apresentações finais onde cada grupo mostrará seu episódio de reality show, permitindo uma avaliação pelo professor e feedback dos colegas.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade, serão necessários recursos como acesso a computadores com software de planilha eletrônica para a análise de dados, materiais para a produção do episódio de televisão (câmeras, celulares, microfones), além de acesso a uma plataforma de vídeo para a exibição dos episódios finais. Materiais didáticos sobre estatística e pesquisa, bem como exemplos de pesquisas de opinião, também serão disponibilizados para orientar os alunos no processo de planejamento e execução.

  • Computadores com software de planilha eletrônica
  • Câmeras, celulares ou outros dispositivos de gravação
  • Microfones e equipamentos de áudio
  • Plataforma de vídeo para exibição dos episódios
  • Materiais didáticos sobre estatística e pesquisa

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo