O Grande Desafio: Probabilidade e Estatística no Dia a Dia

Desenvolvida por: Maria … (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Matemática
Temática: Probabilidade e Estatística

Esta atividade pedagógica visa inserir os alunos do 1º ano do Ensino Médio na aplicação prática dos conceitos de probabilidade e estatística, através da investigação de hábitos da comunidade escolar. Os alunos, organizados em grupos, serão responsáveis por desenvolver pequenas pesquisas com foco em temas relevantes para o cotidiano, tais como os meios de transporte utilizados para chegar à escola, preferências alimentares entre outros tópicos que eles mesmos podem decidir. A coleta de dados será o ponto de partida para a aplicação de análises estatísticas e o cálculo de probabilidades, visando quantificar tendências e padrões observados. A apresentação dos resultados será um momento chave da atividade, onde os grupos utilizarão meios criativos como infográficos e vídeos para compartilhar suas descobertas, promovendo não apenas a compreensão, mas também o engajamento de toda a comunidade escolar no tema.

Objetivos de Aprendizagem

O principal objetivo desta atividade é fazer com que os alunos compreendam e apliquem na prática os conceitos teóricos de probabilidade e estatística, por meio de uma metodologia ativa e participativa. Espera-se que, ao final da atividade, os estudantes sejam capazes de projetar e executar pequenas pesquisas, coletar e analisar dados quantitativos, calcular probabilidades de eventos com base nos dados coletados e apresentar resultados de forma clara e criativa. A atividade também visa desenvolver habilidades interpessoais como trabalho em equipe, comunicação eficaz e pensamento crítico, preparando os alunos para desafios reais e fomentando um aprendizado significativo.

  • Aplicar conceitos teóricos de probabilidade e estatística em um contexto prático e relevante.
  • Desenvolver habilidades de pesquisa e coleta de dados.
  • Realizar análises estatísticas e calcular probabilidades a partir de dados coletados.
  • Apresentar resultados de forma criativa e compreensível.
  • Fomentar o trabalho em equipe e o desenvolvimento de habilidades interpessoais.

Conteúdo Programático

Nesta atividade, os conceitos de probabilidade e estatística serão abordados de forma prática, com o intuito de proporcionar aos alunos uma compreensão mais profunda e aplicada destas áreas. Além de enfocar a teoria por trás da coleta de dados e análise estatística, o conteúdo programático incluirá métodos para calcular probabilidades e interpretar resultados. As habilidades de apresentação de dados, essenciais para a comunicação efetiva dos achados, também serão um ponto chave do programa.

  • Conceitos básicos de probabilidade e estatística.
  • Métodos de coleta e análise de dados.
  • Cálculo de probabilidades.
  • Técnicas de apresentação de dados e resultados.

Metodologia

Para esta atividade, será adotada uma abordagem baseada em metodologias ativas de aprendizagem, incluindo Atividade Mão-na-massa, Aprendizagem Baseada em Projetos e Sala de Aula Invertida. Os alunos serão incentivados a assumir um papel ativo no seu processo de aprendizagem, trabalhando em grupos para investigar, coletar dados, analisar e apresentar suas descobertas. A diversidade de formatos de apresentação visa não só captar o interesse dos alunos, mas também permitir a exploração de diferentes habilidades e competências.

  • Trabalho em grupos para desenvolvimento de projetos de pesquisa.
  • Coleta e análise de dados em campo.
  • Aplicação de métodos estatísticos para cálculo de probabilidades.
  • Uso de ferramentas digitais para a criação de apresentações criativas.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será divida em quatro sessões de 50 minutos cada, totalizando duas horas. As duas primeiras sessões serão dedicadas à introdução dos conceitos e ao planejamento das pesquisas. A terceira sessão envolverá a coleta de dados. Na última sessão, os alunos trabalharão na análise dos dados, cálculo das probabilidades e preparação das apresentações.

  • Aula 1: Introdução aos conceitos de probabilidade e estatística; formação dos grupos e escolha dos temas de pesquisa.
  • Aula 2: Planejamento das pesquisas e metodologia de coleta de dados.
  • Aula 3: Coleta de dados.
  • Aula 4: Análise dos dados, cálculo de probabilidades e preparação das apresentações.

Avaliação

A avaliação da atividade se dará através da análise dos projetos de pesquisa executados pelos grupos, considerando a clareza na aplicação dos conceitos teóricos de probabilidade e estatística, a precisão na coleta e análise dos dados, a criatividade e clareza na apresentação dos resultados. Será dada especial atenção ao processo de trabalho em equipe, avaliando a participação e contribuição de cada membro do grupo. Exemplos de critérios específicos incluem: coerência e relevância da pesquisa, precisão metodológica, inovação na apresentação dos resultados, entre outros.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade, serão necessários recursos como acesso à internet para pesquisa e elaboração das apresentações, softwares de edição gráfica para a criação de infográficos, câmeras para a gravação de vídeos e materiais básicos de escritório para a documentação e análise dos dados. A biblioteca da escola e o laboratório de informática serão pontos de apoio para as equipes durante a execução do projeto.

  • Internet
  • Softwares de edição gráfica
  • Câmeras para vídeo
  • Materiais de escritório
  • Suporte do laboratório de informática

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo