Esta atividade pedagógica prática visa proporcionar aos alunos do 2º ano do Ensino Médio uma experiência realística na gestão de orçamentos, por meio do planejamento detalhado de um evento. Divididos em grupos, os estudantes serão desafiados a elaborar um evento completo, trabalhando com um orçamento fixo. Para tanto, precisarão calcular minuciosamente os custos referentes a aspectos como aluguel do local, alimentação, decoração e entretenimento. O exercício irá requerer dos alunos pesquisas de mercado para garantir as melhores escolhas de serviços e produtos, visando a otimização dos recursos disponíveis. A finalização do projeto consistirá na apresentação de um plano de evento, acompanhado de um relatório financeiro detalhado. Este relatório deverá incluir uma previsão de custos, considerando os valores pesquisados, além de uma margem para possíveis imprevistos. Durante a construção deste plano, os alunos aplicarão conceitos de cálculos financeiros e estatísticos, como medidas de tendência central e dispersão, para justificar suas opções e decisões, proporcionando uma perspectiva matemática aplicada a situações do cotidiano real.
O objetivo desta atividade é capacitar os alunos a aplicar conceitos matemáticos e financeiros em um contexto real e significativo, fomentando habilidades como planejamento, negociação e gestão de recursos. Os estudantes poderão vivenciar a importância do planejamento financeiro e da pesquisa de mercado na organização de eventos, aprendendo a lidar com limitações orçamentárias e a tomar decisões baseadas em análises matemáticas. Esta experiência visa também desenvolver competências como trabalho em equipe, comunicação eficaz e pensamento crítico, essenciais na resolução de problemas e na vida adulta.
O conteúdo programático da atividade engloba a aplicação de conceitos de matemática financeira, estatística e análise de dados no contexto prático do planejamento de um evento. Os alunos aprenderão a utilizar medidas de tendência central (média, mediana, moda) e de dispersão (variação e desvio padrão) para analisar custos e tomar decisões informadas. Além disso, o planejamento financeiro, a previsão de gastos e a gestão de imprevistos serão abordados, proporcionando uma visão abrangente e integrada de como estes conceitos podem ser aplicados na vida real.
A atividade será desenvolvida por meio da metodologia ativa 'Mão-na-massa' e da 'Aprendizagem Baseada em Jogos', incentivando os alunos a aprenderem de forma prática e lúdica. Os estudantes trabalharão em grupos para fomentar a colaboração e a troca de conhecimentos. As sessões práticas incluirão pesquisas de mercado, cálculos financeiros e estatísticos, elaboração de relatórios e preparação de apresentações. Esta abordagem permitirá aos alunos aplicarem os conceitos teóricos a um projeto concreto, melhorando sua compreensão e habilidades por meio de uma experiência realística e significativa.
A atividade será realizada em um período total de 3 horas, distribuídas em três sessões de 60 minutos cada. Na primeira sessão, ocorrerá a introdução aos conceitos chaves e divisão dos grupos. A segunda sessão será dedicada à pesquisa e ao planejamento do evento. Finalmente, na terceira sessão, os grupos apresentarão seus planos e relatórios financeiros para a turma.
A avaliação da atividade será baseada na qualidade e na efetividade do planejamento do evento realizado por cada grupo. Serão avaliados critérios como a precisão dos cálculos financeiros, a coerência e a criatividade nas escolhas de decoração, alimentação e entretenimento dentro do orçamento. A qualidade da pesquisa de mercado, a clareza e a precisão do relatório financeiro, incluindo as análises de custos e as medidas estatísticas utilizadas, também serão consideradas. A apresentação final, incluindo a habilidade de comunicação do grupo e a defesa de suas decisões, será parte integrante da avaliação. Exemplos de excelência em qualquer uma dessas áreas, assim como a capacidade de prever e planejar para imprevistos, serão especialmente valorizadas.
Para a realização desta atividade, serão necessários recursos como acesso à Internet para a pesquisa de mercado, softwares de planilhas eletrônicas para a organização e análise dos dados financeiros, e materiais para apresentação, como projetor ou lousa digital. Ferramentas de software que facilitem cálculos estatísticos e financeiros também serão úteis, além de materiais de escritório para a elaboração do relatório e planejamento do evento.
Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial
Crie agora seu próprio plano de aula