Escape Lab: Missão Ligações Químicas

Desenvolvida por: Ieda M… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Química
Temática: Ligações Químicas

A atividade proposta é um jogo que aborda o conteudo de ligacoes , no qual os estudantes, recebem o simbolo de um elemento quimico  , e devem procurar  uma  colegar para se ligar formando uma ligacão quimica . O propósito é permitir que os alunos apliquem o conhecimento teórico adquirido sobre tabela periodica e ligacões quimicas  em situações práticas e interativas. A atividade não só reforça o conteúdo aprendido em sala, mas também estimula o desenvolvimento de habilidades cognitivas, como o pensamento crítico e a resolução de problemas, e habilidades sociais, como a comunicação e o trabalho em equipe. As equipes devem trabalhar colaborativamente para resolver cada puzzle, utilizando suas habilidades de liderança e mediação de conflitos de forma eficaz. 

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos de aprendizagem são orientados para que os alunos compreendam os conceitos de ligações químicas, desenvolvam habilidades práticas de resolução de problemas e apliquem seus conhecimentos em contexto realista. Espera-se que os alunos sejam capazes de identificar e aplicar modelos de ligações químicas, reconhecer as diferenças entre ligações iônicas, covalentes e metálicas e analisar as propriedades das substâncias derivadas dessas ligações. Além disso, os alunos devem aprimorar sua habilidade de trabalhar em grupo, fortalecer sua autoconfiança na comunicação de ideias e desenvolver a capacidade de aplicar teorias científicas a problemas práticos.

  • Compreender os conceitos relacionados às ligações químicas.
  • Aplicar conhecimento sobre polaridade e formação molecular.
  • Analisar e resolver problemas em equipe.
  • Desenvolver habilidades de comunicação e liderança.
  • Trabalhar de forma colaborativa na resolução de puzzles químicos.

Habilidades Específicas BNCC

  • EM13CNT107: Compreender os modelos atômicos e as ligações químicas, empregando a linguagem simbólica da Química para interpretar as transformações materiais e o desenvolvimento de tecnologias.
  • EM13CNT108: Aplicar princípios de Química de materiais na solução de problemas relacionados ao cotidiano e ao desenvolvimento tecnológico e sustentável.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático da atividade cobre uma série de tópicos essenciais em Química no Ensino Médio, com foco nas ligações químicas. Os estudantes revisarão os principais modelos de ligações, incluindo iônicas, covalentes e metálicas, e suas propriedades características. As polaridades molecular e intermolecular também serão discutidas, com atenção ao seu impacto nas propriedades físicas e químicas das substâncias. O programa engloba ainda a inter-relação entre diferentes estruturas moleculares e suas aplicações práticas, enriquecendo a compreensão dos alunos sobre as aplicações dessas teorias no mundo natural e tecnológico.

  • Modelos de ligações químicas: iônicas, covalentes e metálicas.
  • Polaridade molecular e intermolecular.
  • Estruturas moleculares e suas propriedades.
  • Propriedades físicas e químicas das substâncias.
  • Aplicações práticas das ligações químicas.

Metodologia

A metodologia desta aula baseia-se na Aprendizagem Baseada em Jogos, uma abordagem inovadora que promove o engajamento dos alunos por meio de desafios lúdicos e interativos. Esta estratégia favorece a retenção do conhecimento, pois os estudantes aprendem na prática, enfrentando desafios que requerem a aplicação do conteúdo teórico. A atividade incentiva a participação ativa e a colaboração em equipe, essenciais para resolver os enigmas propostos no jogo

  • Aprendizagem Baseada em Jogos.
  • Atividades lúdicas e interativas.
  • Trabalho colaborativo em equipe.
  • Uso de tecnologias educativas.
  • Discussão e reflexão em grupo.

Aulas e Sequências Didáticas

Nesta atividade, os alunos participarão de uma aula dinâmica baseada na metodologia de Aprendizagem Baseada em Jogos. Realizada em um único encontro de 60 minutos, a experiência imersiva envolverá um cenário de escape room químico, onde o conhecimento sobre ligações químicas será aplicado de maneira prática e interativa. Os alunos serão divididos em equipes de trabalho, promovendo um ambiente colaborativo que estimulará tanto o desenvolvimento de habilidades sociais, como liderança e comunicação, quanto cognitivas, como análise crítica e resolução de problemas. O cronograma foi elaborado para alinhar as atividades de forma a maximizar a participação de todos, garantindo que cada momento da aula contribua para uma compreensão mais profunda dos conceitos envolvidos, além de fortalecer a capacidade dos alunos de trabalhar em equipe e enfrentar desafios de forma coletiva.

  • Aula 1: Introdução ao jogo de escape room químico, divisão das equipes, instruções sobre a dinâmica do jogo, desenvolvimento da atividade com resolução de enigmas e encerramento com reflexão e feedback dos alunos.
  • Momento 1: Introdução e Contextualização (Estimativa: 10 minutos)
    Inicie a aula apresentando o conceito de escape room e sua adaptação para o tema de ligações químicas. Explique a importância de relacionar o jogo com o conteúdo de ligações químicas e como a atividade prática reforça o aprendizado teórico. É importante que confronte os alunos com a aplicação prática do conhecimento e as habilidades sociais que serão desenvolvidas durante o jogo. Observe se os alunos compreendem o objetivo desta atividade.

    Momento 2: Divisão de Equipes e Instruções do Jogo (Estimativa: 10 minutos)
    Divida a turma em equipes de 4-5 alunos, buscando um equilíbrio de habilidades entre os alunos. Forneça instruções claras sobre as regras do jogo, enfatizando o respeito e a cooperação. Oriente sobre a importância do trabalho em equipe e a liderança colaborativa. Permita que os alunos façam perguntas para esclarecer qualquer dúvida sobre a dinâmica do jogo.

    Momento 3: Desenvolvimento da Atividade – Resolução de Enigmas (Estimativa: 30 minutos)
    Acompanhe de perto as equipes enquanto trabalham na resolução dos enigmas sobre ligações químicas. Forneça dicas sutis se necessário, mas evite entregar as respostas. Incentive o pensamento crítico ao sugerir que discutam as soluções entre si antes de tomar decisões. É importante que avalie a participação e a interação dos alunos, assim como a aplicação dos conceitos abordados sobre ligações químicas durante a atividade.

    Momento 4: Reflexão e Feedback (Estimativa: 10 minutos)
    Conduza uma discussão em classe sobre a experiência do escape room. Peça aos alunos que compartilhem o que aprenderam e as estratégias que usaram. Forneça feedback imediato sobre o desempenho das equipes, abordando tanto os aspectos técnicos quanto sociais. Use perguntas reflexivas, como 'Qual foi o maior desafio que enfrentaram?', para estimular a autoavaliação e o reconhecimento de possíveis pontos de melhoria.

    Estratégias de inclusão e acessibilidade:
    Para assegurar que todos os alunos possam participar ativamente, adapte as pistas do jogo de forma que sejam acessíveis para diferentes estilos de aprendizagem, utilizando imagens e texto claro. Ofereça suporte adicional para alunos que possam ter dificuldades com leitura ou interpretação. Considere preparar o ambiente com comunicações visuais e verbais alternativas, assegurando que todos os alunos possam participar ativamente, talvez ao atribuir papéis específicos dentro das equipes para que se sintam valorizados e incluídos.

Avaliação

Para avaliar a eficácia da atividade, diversas abordagens de avaliação serão implementadas, proporcionando uma visão completa do progresso dos alunos. A avaliação formativa ocorrerá de forma contínua, com o professor observando diretamente os alunos enquanto colaboram para resolver os enigmas. Durante esta observação, será possível oferecer feedback imediato para apoiar o avanço individual e coletivo. Em paralelo, uma avaliação somativa poderá ser conduzida ao final da sessão, solicitando que os alunos relatem suas compreensões sobre as ligações químicas e dificuldades enfrentadas, além de refletirem sobre as estratégias adotadas. Adicionalmente, a autoavaliação permitirá que os alunos reflitam sobre suas emoções e percepções em relação ao desempenho pessoal e à aprendizagem em grupo. Essas avaliações serão fundamentais para ajustar futuras atividades, considerando o perfil e as necessidades dos alunos.

  • Observação formativa em tempo real durante a atividade.
  • Autoavaliação dos alunos sobre desempenho e aprendizagem.
  • Reflexão sobre as estratégias e soluções adotadas.
  • Feedback instantâneo do professor.

Materiais e ferramentas:

Para a execução da atividade, diversos recursos estão previstos, garantindo um ambiente de aprendizado suportado por tecnologias adequadas e materiais interativos. Um conjunto de enigmas e pistas especialmente elaborado será o alicerce do jogo, juntamente com o uso de kits didáticos de química que incluem modelos moleculares e cartas de pistas. Recursos audiovisuais também podem ser utilizados para enriquecer a experiência imersiva do escape room, como projetores ou quadros interativos, para exibir instruções e dicas visuais. Dispositivos móveis, como tablets ou smartphones, podem ser usados de forma controlada, para que os alunos acessem conteúdo complementar quando necessário. A sala de aula será adaptada para criar um ambiente de laboratório fictício, tornando a experiência ainda mais realista e envolvente.

  • Enigmas e pistas elaboradas.
  • Kits didáticos de química com modelos moleculares.
  • Recursos audiovisuais, como projetores.
  • Dispositivos móveis para acesso a conteúdo complementar.
  • Adaptação do ambiente para simular um laboratório.

Inclusão e acessibilidade

Reconhecendo os desafios enfrentados pelos professores em suas rotinas diárias, oferecemos estratégias práticas para apoiar ambientes inclusivos e acessíveis, ajustadas ao conteúdo da atividade. Embora não haja condições ou deficiências a serem consideradas especificamente nesta turma, é importante preparar materiais acessíveis e assegurar que todos os recursos educacionais estejam disponíveis de forma igualitária. Incentivos à participação ativa em equipes diversas e o uso de múltiplas formas de comunicação são fundamentais. Assegurar que todos os alunos tenham a oportunidade de contribuir com suas ideias e serem ouvidos é parte do esforço inclusivo na sala de aula. Feedback construtivo e reivindicativo poderá ser ajustado para criar um espaço de aprendizado seguro e acolhedor para todos.

  • Preparar materiais educacionais acessíveis.
  • Promover a equidade nas oportunidades de contribuição.
  • Utilizar múltiplas formas de comunicação para inclusão.
  • Fomentar o feedback construtivo e acolhedor.
  • Assegurar um ambiente seguro e inclusivo.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo